segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PPP - Resumo

Descrição do Espaço Escolar

A EMEF “Olga Martinelli” teve como origem o nome de uma educadora que foi muito querida pela comunidade. Foi criada pelo decreto 174 de 31.05.1958, Aprovado pela Resolução CEE Nº. 41/75, CEE. Nº. 27/86 09/05/86 Municipalizada em 13/07/05. O governo vigente da época era Francisco Lacerda de Aguiar. O espaço físico desta escola não guarda relações com as políticas públicas da sua época de fundação, pois tudo foi inovado.

Propor que a escola trate questões sociais na perspectiva da cidadania coloca imediatamente a questão da formação dos educadores e de sua condição de cidadãos. Para desenvolver sua prática os professores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão, isto é, precisam poder situar-se como educadores e como cidadãos, e, como tais, participantes do processo de construção da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e deveres, de valorização profissional. (PCNS, p. 38)

É composta por 07 Professores de Séries Finais do Ensino Fundamental e 04 das Séries Finais, 01 Gestora, 01 Técnico Pedagógico, 01 Coordenador, 02 Auxiliares Administrativos, 03 Auxiliares de Serviços Gerais, 01 servente com e 02 guardas Patrimoniais, 01 instrutor de informática, 01 instrutor de música, 04 serventes, 02 merendeiras e 02 guardas patrimoniais.
Está localizada na Rua Engenheiro Mery nº 214, Vila de Ibituba. Em frente fica o campo de futebol e aos arredores algumas casas ocupadas por moradores. Tem como espaço de lazer uma quadra de esportes, utilizando a mesma para suas práticas educativas e aproveitando também o campo de futebol.

Seus espaços estão sempre abertos para realização de eventos da comunidade, tais como: casamentos, almoços e jantares comunitários, aniversários entre outros. Sabendo-se que agora o alvo é o ensino fundamental, utilizarei entrevista com a diretora; observações dos espaços, assim como registros e fotos, bem como toda sua cultura. Nessa segunda atividade irei explorar os conhecimentos sobre os espaços físicos, materiais e recursos pedagógicos disponíveis e utilizados na prática pedagógica nesta instituição.

A referida escola apresenta um amplo espaço físico, com dois ambientes, parte biblioteca e parte sala dos professores e uma sala de informática. Possui ainda um parquinho, uma quadra sem cobertura (funciona como pátio), uma pequena casa que é usada como almoxarifado, uma cozinha com despensa e um refeitório, duas salas destinadas para parte administrativa, quatro salas de aula com amplo corredor, dois sanitários e uma área de lazer bem grande em volta das salas de aula.

Todos os ambientes estão organizados de forma atrativos, bem decorados e limpos. Os recursos pedagógicos que existem são utilizados de forma que todos participem com alegria para o desenvolvimento dos aspectos intelectual, afetivo e social. Os espaços funcionam de forma aberta ao convívio de todos.

Propor que a escola trate questões sociais na perspectiva da cidadania coloca imediatamente a questão da formação dos educadores e de sua condição de cidadãos. Para desenvolver sua prática os professores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão, isto é, precisam poder situar-se como educadores e como cidadãos, e, como tais, participantes do processo de construção da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e deveres, de valorização profissional. (PCNS, 1997, p. 38).

Possui salas com espaços adequados onde as carteiras de braço com regulagem são distribuídas com bom espaço, com uma mesa de professor, quadro de giz e um de pincel. Tem um ventilador de teto em cada sala. Sendo espaços próprios para desenvolvimento das atividades coletivas ou individuais, privilegiando as ações e comandos dos adultos e das crianças. As mesmas se sentem felizes neste espaço, onde podem realizar todas as ações necessárias para um bom aprendizado.

A organização do tempo e do espaço nas salas de aula

Esta atividade do Estágio Curricular Supervisionado é um elemento significativo do currículo, uma vez que os esquemas cognitivos e motores da criança são formados e desenvolvidos na relação com espaço da sala de aula e tem por objetivo o conhecimento desse espaço, de forma crítica e reflexiva, pois o mesmo é mediador cultural e interfere na constituição dos sujeitos. O espaço físico das salas de aula, do ensino fundamental são espaços de interação, que oferecem as crianças oportunidades para uma relação pessoal com outros sujeitos que não do seu currículo familiar.

O espaço da sala de aula tem hoje um papel fundamental na vida do educador: pode ser o espaço de sua realização profissional, possibilitando interações com grupo-classe das mais deferentes condições, onde pelo conflito e por meio de exercício dialético, o professor constrói e reconstrói saberes, posturas e internalizarão de valores. Pode ser também, sua prisão onde pela discriminação, postura inadequada, imobilização e insegurança... Destrói qualquer possibilidade de interação e é anulado pelo grupo.

O espaço da sala de aula EMEF “Olga Martinelli” tem um papel fundamental na vida do educador e também do educando, pois é o espaço de muita realização possibilitando interações com o grupo-classe das mais diferentes condições, onde, pelo conflito e por meio do exercício dialético, o professor constrói e reconstrói saberes, posturas e internalização de valores. A organização desse espaço oferece um lugar acolhedor e prazeroso para as crianças, um lugar onde elas brincam, criam e recriam suas brincadeiras, sente-se estimuladas e independentes.

Portanto cada momento como da roda de conversas e histórias é festejado com apresentações de novidades, que tem cada um o seu significado e que pode ser trocado com os outros. As expressões das crianças se traduzem em textos, desenhos... Havendo material, se transformam em artesanato, em massinha ou argila. As crianças podem brincar, criar e expor suas produções que vão revelando a vida, gerando palavras, incitando novas leituras.

E por aí se pode continuar a provocação de vários raciocínios, de várias dificuldades de linguagem, de várias leituras, várias informações e brincadeiras. Os conteúdos curriculares podem correlacionar-se de infinitas maneiras e as leituras terem vida, interesse, objetivos.

Observei ainda o grande carinho e afetividade que a professora dirige-se aos alunos. Sua rotina diária é bem variada, com brincadeiras diferentes dentro e fora da sala. Através das atividades pedagógicas pude perceber que o projeto que se aplica é de interesse de todos e a avaliação é realizada constantemente e de cunho diagnóstico, apontando os crescimentos e as dificuldades.

Proposta Pedagógica

Neste documento é possível perceber o delineamento do contexto filosófico, sócio-políticos, econômico e cultural em que a escola está inserida. As propostas curriculares estão voltadas para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário